domingo 25 de julho de 2021
Foto: Reprodução/Furtune
Home / NOTÍCIAS / Ganhos da PetroChina no 1º trimestre mostram sinais de uma reviravolta
quarta-feira 12 de maio de 2021 às 10:07h

Ganhos da PetroChina no 1º trimestre mostram sinais de uma reviravolta

NOTÍCIAS


A gigante chinesa de energia PetroChina Company Limited PTR anunciou no primeiro trimestre de 2021 lucros de RMB 27,7 bilhões ou RMB 0,151 por ação diluída contra perdas de RMB 16,2 bilhões ou RMB 0,089 por ação diluída um ano antes. Os ganhos por ADR chegaram a cerca de US$ 2,33. Além disso, a receita total do produtor de petróleo e gás da China no trimestre subiu 8,4% em relação ao período do ano anterior, para RMB 551,9 bilhões.

Uma das três grandes gigantes petrolíferas da China, as outras duas são a Sinopec SNP e a CEO da CNOOC Limited, os resultados da PetroChina foram impulsionados por uma recuperação nos preços das commodities e na demanda doméstica de combustíveis, em conjunto com o menor custo do gás natural importado.

Desempenho do segmento

A PetroChina apresentou uma produção marginalmente maior a montante durante os três meses encerrados em 31 de março de 2021. A produção de petróleo bruto – responsável por 53% do total – caiu 4,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 221,4 milhões de barris. No entanto, isso foi mais do que compensado pela produção de gás natural comercializável que aumentou 8%, para 1.173,9 bilhões de pés cúbicos. Como resultado, a produção total de petróleo e gás natural da PetroChina aumentou 0,8% em relação ao ano anterior, para 417,1 milhões de barris de óleo equivalente.

Apesar de produzir um pouco mais e manter uma coleira apertada no custo de elevação de petróleo e gás, que diminuiu 1% por unidade em comparação com o mesmo período do ano passado, o segmento upstream (ou exploração e produção) registrou uma receita operacional de RMB 12,9 bilhões, caindo 13,4% em relação ao lucro do ano anterior de RMB 14,9. Isso deveu-se principalmente ao menor preço médio médio do petróleo bruto realizado na China (queda de 1,4% em relação ao ano anterior para US $ 55,62 por barril) e ao aumento nos custos de depreciação e esgotamento.

Veja também

‘Sommeliers’ usam sites ‘paralelos’ para encontrar vacinas: “Janssen é prioridade”

Na manhã da última quinta-feira (22), o engenheiro Pedro, 31 anos, chegou ao posto de imunização …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!