sexta-feira 6 de agosto de 2021
Foto: Camila Souza/GOVBA
Home / NOTÍCIAS / Governadores do Nordeste assinam termo com Anvisa que permite importação de 1 milhão de doses da Sputnik
quinta-feira 8 de julho de 2021 às 19:44h

Governadores do Nordeste assinam termo com Anvisa que permite importação de 1 milhão de doses da Sputnik

NOTÍCIAS


O presidente do Consórcio do Nordeste, o governador do Piauí Wellington Dias (PT), afirmou que o seu e outros Estados já assinaram o termo de compromisso com a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) que libera a importação de cerca de 1 milhão de doses da vacina russa Sputnik V. Segundo Dias, a previsão é que esse lote chegue na próxima semana semana e seja distribuído entre unidades da federação das regiões Norte e Nordeste.

Nesse documento, os Estados assumem com a agência sanitária o compromisso de monitorar as pessoas que receberem a primeira e segunda doses desse montante da Sputnik V. É só depois de analisar a efetividade e os efeitos da vacina russa nesses usuários que a Anvisa decidirá de vai liberar a entrada das demais doses no Brasil. Dezessete Estados brasileiros negociaram a compra de 37 milhões de doses da vacina russa.

Procurada, a Anvisa confirmou conforme a coluna de Bela Megale no jornal O Globo, que o termo já foi disponibilizado a todos os estados que negociaram a Sputnik V, mas disse que não tem a confirmação de quais já assinaram. A agência destacou que essas 1 milhão de doses não fazem parte do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e que o número se refere a 1% da população de cada Estado que está em tratativa com os russos.

– Em agenda com o fundo soberano russo acertamos a entrega do primeiro lote, conforme a decisão da Anvisa, equivalente a 1% da população da região Nordeste, assim como vai ser também com a Amazônia e outros estados que celebraram o contrato com a Sputnik V. O objetivo é agora acertar a data para a entrega de 1 milhão e 147 mil doses. A aplicação dessas doses será monitorada, como está no termo que estamos celebrando com a Anvisa – disse à coluna de Bela Megale o governador Wellington Dias, que articula as tratativas com os russos.

Veja também

Confira os critérios e protocolos estabelecidos pelos ministérios da Educação e Saúde para retorno seguro às aulas

As recomendações seguem os protocolos atendendo condições necessárias para a segurança de alunos e profissionais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!