quinta-feira 4 de junho de 2020
Home / GERAL / Governo lança edital para construção do Centro de Atendimento ao Turista
quarta-feira 21 de agosto de 2019 às 10:46h

Governo lança edital para construção do Centro de Atendimento ao Turista

GERAL


O edital de licitação para o início das obras do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Imbassaí foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), que ficará responsável pela obra. O terreno, de cerca de mil metros quadrados, e o projeto arquitetônico foram cedidos pela Prefeitura Municipal de Mata de São João. Com receptivo para turistas, salas de reunião, espaço para convenções e capacidade para cerca de 600 pessoas, o centro será um divisor de águas na atividade turística local, transformando a economia da localidade, de acordo com as expectativas do prefeito Marcelo Oliveira.

O gestor municipal explica que o CAT de Imbassaí é resultado de um convênio de R$ 2,5 milhões, entre o Governo do Estado e o Ministério do Turismo, assinado em 2007. Segundo ele, o projeto não havia saído do papel porque, na época, o governo estadual fez um anteprojeto, cuja estimativa de custo era cerca de quatro vezes o recurso disponível. Dada a inviabilidade financeira, o projeto ficou engavetado pela SETUR (Secretaria de Turismo do Estado) e pela CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), autarquia encarregada de executar a obra.

“O Ministério do Turismo transferiu o recurso integralmente para a SETUR, em 2007, e esse dinheiro está aplicado desde então. No ano passado, por sugestão do então secretario municipal de Cultura e Turismo e, hoje, vereador Alexandre Rossi, pedimos aos empreendedores do Condomínio Ykutiba, em Imbassaí, que, em contrapartida à aprovação das suas licenças e alvarás, elaborassem um projeto arquitetônico viável para o CAT Imbassaí”, relatou o prefeito.

Ainda conforme o gestor, a prefeitura providenciou também os projetos complementares (fundações, estruturas, instalações elétricas, hidrossanitárias, etc.), bem como o orçamento da obra que, em 2018,  ficou inferior ao valor original do convênio de 2007, de R$ 2,5 milhões. “Agradeço aqui a sensibilidade dos secretários estaduais da SETUR e da SEINFRA, Fausto Franco e Marcus Cavalcante, respectivamente. Eles entenderam a importância deste equipamento e o quanto ele vai melhorar a economia de toda a região do Litoral Norte da Bahia”, celebrou Marcelo Oliveira.

Veja também

Auditoria do TCM constata irregularidades em Alagoinhas

O Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente na sessão desta última terça-feira (15), no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!