sexta-feira 26 de abril de 2024
Foto: Ascom/ PMLF
Home / LAURO DE FREITAS / Lauro de Freitas elabora currículo escolar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular
sábado 18 de janeiro de 2020 às 16:49h

Lauro de Freitas elabora currículo escolar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular

LAURO DE FREITAS, NOTÍCIAS


O ano de 2020 chega com mudanças na rede municipal de ensino de Lauro de Freitas. A Coordenação da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) lidera a elaboração do currículo municipal de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em conformidade com o que propõe o Plano Nacional de Educação (PNE).

Currículo de Lauro de Freitas definirá, além dos direitos de aprendizagens e desenvolvimento dos estudantes, as orientações metodológicas a partir das especificidades do que oferta a rede municipal para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, de acordo com as transformações mundiais, as demandas atuais e da cultura local.

Atualmente, o trabalho está centrado no processo de sistematização dos resultados das rodas de conversa, realizadas em 2019, para devolutiva à rede e para subsidiar a escrita da primeira versão do currículo. Ainda em 2020, ocorrerão formações continuadas com gestores, coordenadores pedagógicos e professores, no sentido de fortalecer o processo de implementação do Currículo Escolar de Lauro de Freitas e, consequentemente, a BNCC, que tem como objetivo principal assegurar os direitos de aprendizagem e o desenvolvimento do educando ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A primeira etapa de elaboração do currículo compreendeu a escuta a rede, por meio de rodas de conversa com estudantes, professores e coordenadores pedagógicos, oficinas para planejamento e organização dos componentes curriculares, como Cultura e História Afro-brasileira e Indígena, Qualificação Socioprofissional, e a escolha dos Temas Contemporâneos e Integradores, com os profissionais da coordenação da Educação Básica da Semed.

Com o Currículo Municipal, espera-se que o estudante valorize e utilize os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, além de estimular o exercício de sua curiosidade intelectual e das competências socioemocionais, para resolver problemas cotidianos, fazendo uso de saberes de diferentes áreas.

O Currículo deve valorizar as manifestações artísticas e culturais locais, a apropriação de diferentes linguagens nos processos pedagógicos, as tecnologias de informação e comunicação digitais, e estar alinhado à proposta da BNCC de valorizar a diversidade de saberes e as vivências culturais. O documento também deve promover a apropriação de conhecimentos e experiências dos estudantes, estimulando sua capacidade argumentativa, o autoconhecimento, o cuidado com a saúde física e emocional.

O currículo deve incentivar o educando a agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, bem como, o estímulo à empatia, o diálogo e o respeito à diversidade e à cooperação mútua. Estas são as propostas que fundamentam o Currículo Escolar da Rede Municipal de Ensino de Lauro de Freitas.

Veja também

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Com 1,6 milhão de eleitores com títulos cancelados (excluindo óbitos) na Bahia, o Tribunal Regional …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas