quarta-feira 12 de maio de 2021
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Leão e Otto ganham força como fortes nomes para o governo do Estado em 2022
domingo 2 de maio de 2021 às 09:30h

Leão e Otto ganham força como fortes nomes para o governo do Estado em 2022

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Diversos nomes estão surgindo para tentar disputar a eleição para governador da Bahia em 2022. Mas, é provável que haja mesmo muitos candidatos e alguns possam se tornar competitivos, a depender, é claro, da força dos presidenciáveis que lhe darão apoio. Mas outros fatores são mais importantes, tais como os prefeitos que apoiarão estes candidatos ao governo.

Além dos candidatos do PT e do DEM, que já colocaram os nomes na imprensa, os líderes do PP e do PSD na Bahia, João Leão e Otto Alencar respectivamente, se colocam como candidatos muito fortes e estariam sendo cotados como as grandes surpresas. Ambos os partidos possuem juntos mais de 200 prefeituras no Estado e formam o tripé do governo Rui Costa (PT).

O senador Otto Alencar, que terá sua ação política potencializada na CPI da Pandemia, tem sido citado como potencial candidato ao governo do Estado e a possibilidade reiterada por líderes de seu partido no sentido de ter um candidato próprio à presidência, fortalece essa posição.

O mais provável, no entanto, tanto nacionalmente quanto na Bahia é que haja uma composição e por aqui o mais certo é que Alencar possa compor a chapa do PP. No caso de João Leão, seu filho Cacá Leão disse em recente entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, que seu pai se coloca como candidato ao governo do Estado. Leão tem uma posição especial na composição das chapas já que, se o governador Rui Costa evoluir para uma candidatura ao Senado como é dado por certo nos bastidores, na qual aparece nas pesquisas como franco favorito, ele teria de se descompatibilizar, o que levaria o vice-governador ao cargo de governador da Bahia. No caso de Leão, o mais provável também é uma composição de modo a que ele, possa encabeçar uma das chapas que serão postas.

O nome de Leão está fortalecido após atrair junto ao governador Rui Costa, constantemente investidores estrangeiros para a Bahia. Estes executivos estrangeiros estão apostando em energia eólica, solar, infraestrutura, mineração, agronegócio, petroquímica, logística, tecnologia e muito outros negócios. Os países são a China, França, Portugal, Itália, Alemanha, EUA, Reino Unido, Espanha e diversos outros conforme apurou o #Acesse Política.

Desde que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, o vice-governador João Leão tem junto ao governador Rui Costa, apresentando uma gama de incentivos no intuito de fomentar o setor produtivo que é vetor de desenvolvimento socioeconômico no Estado. Sem citar que ambos estão construindo pontes, em Ilhéus já inaugurada e em Barra, no oeste, que será inaugurada nos próximos meses. A mais aguardada que empregará cerca de 7 mil operários, é a construção da ponte Salvador-Itaparica, vencida pelos Chineses e deve iniciar ainda este ano após a maioria da população ser vacinada contra covid-19.

Outros prováveis candidatos

O que mais tem surpreendido os analistas é a possibilidades de novos nomes surgirem na disputa pelo governo estadual conforme o Bahia Econômica, potencializado é claro, por algum presidenciável. Embora no terreno das especulações, surgem nomes como o do Ministro da Cidadania, João Roma, que, cada vez mais próximo do Presidente Bolsonaro, vem movimentando-se como se candidato fosse e pode ser lançado como candidato e ponta de lança de sua candidatura.

Agora surge também, o nome do ex-prefeito Antônio Imbassahy que poderia se candidatar para formar na Bahia o palanque do governador de São Paulo, João Dória, que, diferente do que deseja os caciques do PSDB, está cada vez mais decidido a sair candidato e, tendo se afastado do ex-prefeito ACM que parece mais próximo do presidenciável Ciro Gomes, necessitaria de um palanque na Bahia, o quarto maior colégio eleitoral do país.

Veja também

Eduardo Cunha abre mão de conta milionária que estava bloqueada na Suíça

O ex-deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ) abriu mão de valores milionários segundo a Folha de S. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!