sexta-feira 26 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / Lula, Huck, Witzel: quem é o maior adversário de Bolsonaro
sexta-feira 27 de dezembro de 2019 às 12:03h

Lula, Huck, Witzel: quem é o maior adversário de Bolsonaro

DESTAQUE, POLÍTICA


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado por 32% dos brasileiros como o principal adversário político do presidente Jair Bolsonaro até as eleições de 2022. Outros 15,6% apontam Ciro Gomes (PDT) como o maior contraponto ao presidente até o próximo pleito.

Os dados são de uma pesquisa publicada pelo jornal Gazeta do Povo ao Instituto Paraná Pesquisas. O levantamento tem 95% de confiança e 2% de margem de erro para os resultados gerais.

Além de Lula e Ciro Gomes, a pergunta também incluía outros nomes da política, como João Doria (11,7%); Wilson Witzel (3%) e Rodrigo Maia (1,9%). O apresentador Luciano Huck aparece com 8,3%.

Quando considerado o gênero dos entrevistados, Ciro Gomes (16,1%) e João Doria (12,2%) são mais apontados pelos homens. Já Luciano Huck (8,6%); Wilson Witzel (3,3%); e Rodrigo Maia (2,2%) aparecem mais entre as mulheres. Lula tem o mesmo percentual de resposta entre os dois gêneros.

No que diz respeito à escolaridade, Ciro Gomes aparece mais entre os eleitores que têm Ensino Superior (18,6%), enquanto Luciano Huck (9%) e João Doria (13%) crescem entre os brasileiros com Ensino Médio. Mais uma vez, Lula permanece estável, sendo apontado por mais de 30% dos brasileiros independentemente do nível de escolaridade.

Já quando considerada a região em que moram os entrevistados, o ex-presidente é mais citado no Nordeste (40,6%) e menos mencionado no Sul (25,5%). Ciro Gomes também teve percentual maior no Nordeste (17,1%), mas foi menos citado no Sudeste (13,9%). Já João Doria, apesar de ser governador de São Paulo, aparece com maior percentual no Sul (15,2%) do que no Sudeste (13,7%).

No caso dos dados por região, a margem de erro varia: 3% para o Sudeste; 4% para o Nordeste; e 5,5% para Norte, Centro-Oeste e Sul.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa ouviu 2.222 cidadãos com 16 anos ou mais, por meio de entrevistas telefônicas. O levantamento foi realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, totalizando 166 municípios, entre os dias 14 e 18 de dezembro. O nível de confiança dos dados gerais da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2%.

Veja também

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia, diz presidente do TRE

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia. Os dados foram anunciados …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas