terça-feira 20 de abril de 2021
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Meganavio encalhado no Canal de Suez volta a navegar após 6 dias
segunda-feira 29 de março de 2021 às 10:43h

Meganavio encalhado no Canal de Suez volta a navegar após 6 dias

MUNDO, NOTÍCIAS


O meganavio que encalhou e está bloqueando o Canal de Suez há quase uma semana voltou a navegar nesta segunda-feira (29) na principal ligação marítima entre a Ásia e a Europa, por onde passam cerca de 12% de todo o comércio global.

Mais cedo, a Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) havia informado que o Ever Given tinha sido “reflutuado com sucesso” e que “com toda a certeza, o trabalho estará concluído muito em breve”.

A administradora do canal afirmou que “a navegação será retomada imediatamente após a restauração completa da direção da embarcação” e que o Ever Given será encaminhado à área de espera de Bitter Lakes “para inspeção técnica”.

Empresas especializadas em comércio marítimo estimam que as perdas econômicas direta ou indiretamente ligadas ao encalhe passam de R$ 300 bilhões, segundo a BBC. Há 369 embarcações na fila à espera da liberação do canal.

Segundo o presidente da SCA, Osama Rabie, serão necessários três dias e meio para que todos os navios na fila de espera consigam atravessar o canal após a sua liberação.

A Maersk, maior empresa de transporte de contêineres do mundo, aposta em um prazo maior. “Avaliando o acúmulo atual de navios, pode levar seis dias ou mais para que toda a fila passe”, disse a empresa em um comunicado.

Ela tem três embarcações presas no canal e 29 aguardando para entrar, além de 15 que já foram redirecionadas para dar a volta pelo sul da África (veja mais abaixo).

Imagens do site vesselfinder.com mostram o Ever Given em uma posição diferente na manhã desta segunda-feira (29), a atualização do status do meganavio para "under way" (em andamento) e dezenas de embarcações no Golfo de Suez à espera da liberação do canal — Foto: Montagem/vesselfinder.com
Imagens do site vesselfinder.com mostram o Ever Given em uma posição diferente na manhã desta segunda-feira (29), a atualização do status do meganavio para “under way” (em andamento) e dezenas de embarcações no Golfo de Suez à espera da liberação do canal — Foto: Montagem/vesselfinder.com

Operação de desencalhe

Segundo a administradora do canal, “manobras de empurrar e reboque bem-sucedidas levaram à restauração de 80% da direção da embarcação, com a popa 102 metros longe da margem do canal agora, em vez dos 4 metros de antes”.

A SCA afirmou que as manobras estão programadas para ocorrer durante a maré alta, até às 11h30, “permitindo a restauração total da direção da embarcação para que ela seja posicionada no meio da hidrovia navegável”.

Nick Sloane, o mestre em salvamento responsável por desvirar o Costa Concordia, navio de cruzeiro que afundou na costa da Itália em 2012, havia dito na quinta-feira (25) que a melhor chance para fazer o navio flutuar seria no domingo (28) ou na segunda-feira (29).

Isso porque a maré de primavera adicionaria 18 polegadas (46 centímetros) extras de profundidade ao canal, quando a maré chegaria ao pico, segundo a Bloomberg, o que permitiria mais manobras.

Veja também

Mais de 335 quilômetros de rodovias passarão por recuperação no oeste da Bahia

Mais de 335 quilômetros de rodovias serão recuperados pelo Governo do Estado no oeste da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!