quinta-feira 4 de março de 2021
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Ministro da Defesa vai acompanhar treino do Exército brasileiro nos EUA
terça-feira 26 de janeiro de 2021 às 07:40h

Ministro da Defesa vai acompanhar treino do Exército brasileiro nos EUA

NOTÍCIAS


O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo, viaja neste próximo sábado (30) segundo a revista Veja para os Estados Unidos e só volta no dia 4 de fevereiro. Ele vai para Luisiana visitar o Centro de Treinamento de Preparação Conjunta, em Fort Polk, onde ocorrerá o ‘Vip Day’ da Operação Culminating.

Trata-se de um exercício militar que vai custar 6 milhões de reais aos cofres públicos. Ao todo, serão 210 soldados brasileiros com armamentos e munições. O Exército brasileiro contratou serviços de transporte internacional de pessoal, armamentos, munições e equipamentos pesados para a Operação Culminating. Traduzindo, é algo como ‘atingir o ponto culminante’.

A lista de armas inclui um carregamento de 122 metros cúbicos de carga, entre fuzis, granadas, miras holográficas e até canhão sem recuo.

O Exército explica que, por meio das conferências bilaterais de Estado-Maior, elaborou junto com o Exército dos Estados Unidos um plano de cinco anos no qual definiu atividades de intercâmbio entre as duas forças, entre 2017 e 2021. “Este ciclo será concluído com a execução de um exercício militar combinado entre o Exército Brasileiro e o Exército dos EUA, denominado Culminating”, diz o Exército.

A participação do Exército Brasileiro no Culminating tem como objetivo o intercâmbio de métodos de treinamento, organização e emprego de tropa, além de proporcionar a compreensão de diferentes padrões de trabalho utilizados pela Organização do Atlântico Norte (OTAN), existentes em operações militares.

Com este treinamento conjunto, o Exército quer estabelecer futuras parcerias de treinamento com o Exército dos EUA. No edital para contratar o envio de tropa e equipamentos, o Exército enumera as chamadas referências legais sobre o referido exercício militar, que o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Cooperação em Matéria de Defesa, além de vários outros acertos bilaterais.

Veja também

Vereador de Vitória da Conquista questiona legalidade da licença do prefeito Hérzem Gusmão

Com o vencimento da primeira licença médica apresentada pelo prefeito Herzem Gusmão Pereira (MDB), um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!