sábado 4 de julho de 2020
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Ministro do TCU sugere que tribunais de contas consolidem dados sobre Covid-19
sábado 6 de junho de 2020 às 12:13h

Ministro do TCU sugere que tribunais de contas consolidem dados sobre Covid-19

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O ministro Bruno Dantas, do TCU (Tribunal de Contas da União), disse na noite desta última sexta-feira (5) que pode propor aos tribunais de contas do país a consolidação dos dados sobre infectados, recuperados e mortos por Covid-19, para divulgação diária até as 18h, diante do que chamou de “novas dificuldades para divulgar dados nacionais”.

“Com as novas dificuldades para divulgar dados nacionais de infectados, curados e óbitos da Covid-19, as instituições devem ajudar. Cogito propor ao @TCUoficial e aos tribunais de contas estaduais que requisitemos e consolidemos dados estaduais para divulgação diária até 18h”, escreveu o ministro no Twitter.

Nos últimos três dias, o Ministério da Saúde passou a divulgar os números de mortos e infectados pela Covid-19 por volta das 22h, e não ao redor das 19h como vinha ocorrendo nas últimas semanas. No início da pandemia, na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), essa divulgação era feita por volta das 17h.

O Ministério da Saúde disse em nota hoje que “analisa e consolida os dados, sendo que em alguns casos há necessidade de checagem junto aos gestores locais”.

Entre terça (2) e quinta-feira (4), o número de registros diários de mortes por Covid-19 no Brasil bateu recordes.

O boletim do Ministério da Saúde desta sexta foi divulgado às 21h41. O Ministério da Saúde confirmou 1.005 mortes decorrentes da Covid-19 no país. Foram registrados nas últimas 24 horas um total de 30.830 casos confirmados da doença do novo coronavírus. No total, o Brasil tem 35.026 mortes decorrentes da Covid-19 e 645.771 diagnósticos.

Hoje, pela primeira vez desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde não informou oficialmente os números totais de casos e mortes relacionadas à doença no país. O site Coronavírus Brasil, criado pela pasta para disponibilizar as estatísticas da Covid-19, exibe a mensagem “portal em manutenção”.

Por volta das 19h desta última sexta, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou a jornalistas em Brasília que a divulgação dos dados por volta das 22h busca “dados consolidados”.

O presidente disse que “não interessa” saber de onde partiu a ordem para a mudança no horário de divulgação. “Olha, não interessa de quem partiu. Acho que é justo sair dez da noite. Sair o dado completamente consolidado”, afirmou.

Bolsonaro também citou reportagens publicadas na imprensa a respeito dos números da pandemia do novo coronavírus no país e disse que, “se ficar pronto” antes, o levantamento pode ser divulgado, mas que “ninguém deve correr” para apresentar os dados a tempo de que estes sejam registrados em jornais de veículos de imprensa.

Veja também

Olavistas e militares fazem pressão contra nomeação de Feder

Alas ligadas a Olavo de Carvalho e aos militares no governo pressionam o presidente Jair …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!