sexta-feira 26 de abril de 2024
Home / JUSTIÇA / MP denuncia Vale, Tüv Süd e 16 pessoas por rompimento da barragem de Brumadinho
terça-feira 21 de janeiro de 2020 às 14:20h

MP denuncia Vale, Tüv Süd e 16 pessoas por rompimento da barragem de Brumadinho

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Às vésperas de completar um ano do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Ministério Público de Minas Gerais vai apresentar denúncia contra as empresas Vale S.A. e Tüv Süd Bureau de Projetos e Consultoria Ltda.

De acordo com o MP-MG, a denúncia ainda vai contra 16 pessoas – que podem ser funcionários e executivos – por crimes decorrentes do rompimento da barragem no dia 25 de janeiro de 2019.
Os detalhes da denúncia serão fornecidos em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira. A Polícia Civil também estará presente para tratar da conclusão das investigações. Segundo a PC, o inquérito policial também foi entregue formalmente nesta terça-feira.

Em nota, a Tüv Süd informou que aguarda esclarecimentos e que “continua profundamente consternada pelo trágico colapso da barragem em Brumadinho”.

“Um ano após o rompimento, suas causas ainda não foram esclarecidas de forma conclusiva. Como era esperado, as investigações levam um tempo considerável: muitos dados de diferentes fontes precisam ser compilados, apurados e analisados. Por esse motivo, as investigações oficiais continuam”, informou a empresa em nota.

Operação Brumadinho

As buscas por vítimas chegam ao 362º dia nesta terça-feira. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais permanece nas áreas de busca com 75 militares que trabalham com auxílio de drones, 91 maquinários e 28 caminhonetes. Ao todo, são 17 equipes atuando em 14 frentes de trabalho.

Veja também

Comitiva brasileira vai aos EUA discutir ataques à democracia e crise entre Musk e Moraes

Liderada pela relatora da CPI do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), uma comitiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas