sexta-feira 26 de abril de 2024
Home / CURIOSIDADES / Na Bahia, Homens são maioria na magistratura

Na Bahia, Homens são maioria na magistratura

Foto: Reprodução
segunda-feira 19 de novembro de 2018 às 15:02h

Levantamento divulgado na última semana mostra que a maioria dos magistrados na Bahia é de homens, brancos e católicos, perfil identificado pela pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em percentual, 57% se declaram brancos. Outra constatação específica da Bahia é que o estado tem pelo menos 43% de magistrados que se declararam como pardos ou pretos, um dos maiores índices do País, ao lado de Piauí, Sergipe, Maranhão e Acre. Mas o estado segue o perfil do Brasil e a maioria dos magistrados são casados e católicos.

Mulheres

O relatório demonstrou, ainda, que, em termos de Brasil, a participação das mulheres no Judiciário ainda é menor que a de homens – 37% mulheres e 63% homens, mas se comparada à década de 1990, cresceu consideravelmente. Naquela época, a participação de mulheres era de 25%, contra 75% de homens.

– É possível que haja uma dose de preconceito já que para entrar, mulheres e homens competem por meio de provas – disse a diretora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, Maria Tereza Sadek.

Veja também

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia, diz presidente do TRE

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia. Os dados foram anunciados …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas