domingo 20 de setembro de 2020
A luta de Abdias Nascimento à frente de projetos pioneiros pela igualdade racial inspirou a comenda
Home / CURIOSIDADES / Negros representam 56% da população brasileira, mas representatividade em cargos de decisão é baixa
terça-feira 11 de agosto de 2020 às 18:50h

Negros representam 56% da população brasileira, mas representatividade em cargos de decisão é baixa

CURIOSIDADES, POLÍTICA


Os negros representam a maioria da população brasileira. Segundo o IBGE, 56,1% dos brasileiros se declaram negros, grupo que reúne pretos e pardos. Mas são poucos os que ocupam cargos de decisão. No Senado, o primeiro senador negro só tomou posse em 1991. Já a primeira senadora negra foi eleita em 1995. Você sabe quem são esses parlamentares? Veja nesta reportagem especial que integra a campanha Racismo em Pauta, um projeto do Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Senado.

Abdias Nascimento

A comenda é inspirada em Abdias do Nascimento (1914-2011), senador e deputado federal pelo Rio de Janeiro, jornalista e militante do movimento negro no Brasil. Ele esteve à frente de projetos pioneiros na luta pela igualdade racial, como o Teatro Experimental do Negro e o jornal Quilombo.

Passou 13 anos no exílio após a edição do Ato Institucional nº 5 pelo regime militar, em 1968. Foi um dos principais idealizadores do Dia da Consciência Negra. Em 2010, chegou a ser recomendado pelo governo federal para uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz, mas não foi incluído entre os finalistas.

Veja também

Na Bahia, cinco deputados federais e dez estaduais disputam prefeituras

Cinco dos nossos 39 deputados federais e dez dos 63 estaduais vão às urnas este …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!