domingo 20 de setembro de 2020
Home / DESTAQUE / Novo presidente do TRE-BA toma posse
quinta-feira 28 de março de 2019 às 13:01h

Novo presidente do TRE-BA toma posse

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior toma posse na presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nesta quinta-feira 28). A cerimônia ocorrerá no auditório da sede do Eleitoral baiano e tem início logo mais às 17h. Jatahy Júnior foi reconduzido ao posto de membro efetivo do TRE-BA pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em dezembro de 2018. Em janeiro deste ano foi eleito presidente da Corte Eleitoral.

Sobre Jatahy Júnior

Empossado vice-presidente do TRE baiano em março de 2017, Jatahy Júnior passou – a partir de janeiro de 2018 – a exercer também o cargo de corregedor eleitoral. Em um ano à frente da Corregedoria, realizou oito correições nos cartórios de interior do estado. O trabalho, realizado em parceria com juízes e servidores, tornou o Regional baiano o mais produtivo do Brasil (em números absolutos e proporcionais), em relação ao julgamento de processos no 1º grau, além de ter saltado do 20º para o 9º lugar no ranking nacional de média de processos por zona.

Biografia

Jatahy Júnior formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1984, aos 22 anos. Em 1986, aos 25, tornou-se juiz de direito. Desde então, passou a atuar na área do Direito Eleitoral, tendo respondido por diversas zonas, incluindo duas de Salvador: 10º ZE, em 1992; e a 2ª ZE, em 1994. Sua trajetória inclui ainda o comando de varas cíveis e criminais, tanto no interior quanto na capital do estado.

Eleito 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia para complementar o mandato da desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho, exerceu, interinamente, em janeiro de 2016, a presidência daquela Corte de Justiça. No mesmo ano, foi eleito presidente da 2ª Câmara Cível do TJ Bahia, e, em novembro, juiz efetivo do TRE-BA, na classe dos desembargadores.

Veja também

ONGs pressionam candidatos a adotar sustentabilidade

Entidades ligadas à causa ambiental organizaram manifestos púbicos para estimular candidatos às prefeituras e câmaras …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!