sexta-feira 26 de abril de 2024
Foto: Divulgação / SEI
Home / ECONOMIA / Otimismo se mantém no meio empresarial baiano em fevereiro
quinta-feira 12 de março de 2020 às 07:05h

Otimismo se mantém no meio empresarial baiano em fevereiro

ECONOMIA, NOTÍCIAS


O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em fevereiro, um quadro de menor confiança comparativamente ao observado no mês anterior.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou 55 pontos, queda de 14 pontos em relação ao registrado em janeiro (69 pontos). Apesar do retrocesso recente, o otimismo se manteve no meio empresarial baiano. O ICEB, assim, se revelou positivo pelo terceiro mês seguido. No mês, a expectativa geral do empresariado local permaneceu na zona de Otimismo Moderado.

Nos setores de Agropecuária e de Serviços, ocorreram altas de 4 e 11 pontos, respectivamente. O nível de confiança evidenciou declínio nos indicadores de duas das quatro atividades: Indústria, com queda de 85 pontos; e Comércio, com recuo de 2 pontos.

Ao fim, em fevereiro, a Agropecuária marcou 263 pontos; a Indústria, 42 pontos; os Serviços, 23 pontos; e o Comércio, 75 pontos. O otimismo, portanto, prevaleceu em todos os setores. O segmento agropecuário registrou o maior nível pela 14ª vez consecutiva. A atividade de Serviços exibiu o menor patamar de confiança entre os setores pelo sétimo mês seguido.

Do conjunto de itens avaliados, inflação, vendas e capacidade produtiva foram aqueles com as melhores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, crédito, PIB estadual e câmbio apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de fevereiro pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

Veja também

Novos tributos sobre consumo incidirão sobre todas as remessas internacionais

O secretário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, disse nesta última quinta-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas