terça-feira 20 de outubro de 2020
Home / NOTÍCIAS / Pais devem estar atentos a protocolos sanitários no Dia das Crianças
sexta-feira 9 de outubro de 2020 às 09:17h

Pais devem estar atentos a protocolos sanitários no Dia das Crianças

NOTÍCIAS


O Dia das Crianças, comemorado na próxima segunda-feira (12), vai ser atípico este ano por conta da pandemia do novo coronavírus. Alguns espaços públicos que costumavam atrair muita gente na data – que coincide com o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida – ficarão fechados, a exemplo de parques públicos e praias, conforme os protocolos sanitários. Mas, para quem pretende não passar o dia em branco, será possível sair de casa para ir às compras e curtir com a garotada sem deixar de lado os cuidados com a saúde.

“Os estabelecimentos que abrirem deverão receber uma grande demanda de público. Por isso, nossa preocupação é que sejam respeitadas as normativas de proteção à vida, definidas para evitar a contaminação da Covid-19. O feriado vai permitir a diversão de muitas famílias, mas é importante a colaboração de todos para que isso ocorra com prudência”, pondera o coordenador de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Everaldo Freitas. A Sedur disponibilizará 10 equipes, totalizando 40 agentes, para fiscalizar os protocolos de funcionamento do comércio até a data.

Os shoppings centers da cidade estão entre as opções de lazer. Seguindo os protocolos sanitários, esses estabelecimentos funcionarão das 11h às 21h, inclusive no feriado, obedecendo à capacidade máxima de uma pessoa a cada nove metros quadrados em áreas comuns e de uma a cada cinco metros quadrados de área em cada loja.

Nesses locais, a população deve ficar atenta na hora de comprar brinquedos e presentes infantis, observando limites de distanciamento nas áreas de circulação, inclusive nas escadas rolantes. Como os centros de compras devem disponibilizar dispensers de álcool em gel em pontos de fácil acesso, a recomendação é higienizar as mãos sempre que possível, na chegada e na saída.

Se a pretensão é recorrer a grandes lojas de rua (que possuem acima de 200 metros quadrados de área) para ir atrás da lembrancinha para o filho, sobrinho ou enteado, o horário de funcionamento é um pouco mais cedo – esses espaços abrem às 10h e fecham às 20h. Além disso, a capacidade máxima de ocupação nessas lojas é de uma pessoa a cada nove metros quadrados de área total.

Sem promoções

“Vale lembrar que nenhum estabelecimento comercial, seja shopping ou comércio local de rua, pode realizar eventos promocionais presenciais que gerem aglomeração. Por isso, é importante que as pessoas também fiscalizem as atividades e exijam dos proprietários o cumprimento dos protocolos de segurança, caso haja qualquer irregularidade. Denúncias também podem ser registradas pelo Disque Coronavírus 160”, acrescenta coordenador de Fiscalização.

Restaurantes

Os restaurantes também poderão fazer parte do itinerário de quem deseja levar a criançada para almoçar ou jantar na próxima segunda-feira (12). Os estabelecimentos do setor funcionarão das 12h até meia-noite.

“Os clientes devem observar se as mesas estarão sendo higienizadas após a saída de outro consumidor, bem como o afastamento entre as mesas, que deve ser de no mínimo 2m. Nesses locais, o uso de máscaras é obrigatório, exceto durante as refeições”, orienta Everaldo.

Balanço

Desde o início da retomada das atividades econômicas em Salvador, do dia 24 de julho, até a quarta (7), a Sedur fez 38.624 vistorias. Nesse período foram efetuadas 275 interdições e sete cassações de alvará a estabelecimentos que descumpriram os protocolos sanitários de enfrentamento ao coronavírus.

Veja também

Isidório quer proibir o confisco de mercadorias legais ofertadas por camelô e ambulante

Um Projeto de Lei quer proibir o confisco de mercadorias legais ofertadas por camelôs ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!