quinta-feira 24 de setembro de 2020
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Petrobras contrata maior plataforma de petróleo do Brasil com a SBM Offshore
terça-feira 15 de setembro de 2020 às 16:24h

Petrobras contrata maior plataforma de petróleo do Brasil com a SBM Offshore

NOTÍCIAS


A Petrobras anunciou nesta terça (15) a contratação direta da SBM Offshore para o afretamento do FPSO Almirante Tamandaré, que será instalado no campo de Búzios, na Bacia de Santos, no pré-sal da Bacia de Santos. A unidade será a maior plataforma para produção de petróleo e gás já instalada no país, com capacidade de produção para 225 mil barris por de petróleo e 12 milhões de m3de gás.

O FPSO tem previsão de entrada em operação no segundo semestre de 2024.

A Petrobras informou que a decisão de contratar diretamente a SBM Offshore foi fruto de análises que indicaram que a empresa é a única com capacidade atender aos requisitos técnicos, operacionais e de disponibilidade da companhia.

A SBM Offshore também está construindo para a Petrobras o FPSO Sepetiba, que será instalado no módulo 2 de produção do campo de Mero, primeira área de partilha da produção do país. O contrato tem validade de 22,5 anos. A expectativa é que a unidade seja entregue à Petrobras para primeiro óleo em 2022.

O navio-plataforma capacidade para produzir 180 mil barris por dia de petróleo e comprimir 12 milhões de m3 por dia de gás natural.

O FPSO Sepetiba foi o primeiro contrato vencido pela SBM Offshore no país depois do acordo de leniência firmado com Ministério da Transparência (CGU) e a Advocacia Geral da União (AGU) em julho de 2018.

Nesta segunda, a Petrobras anunciou um corte de até US$ 24 bilhões em seu investimento programado para a área de exploração e produção (E&P) entre 2021 e 2025. A decisão faz parte da revisão do portfólio do segmento frente à crise provocada pela covid-19.

Vai focar sua atuação no pré-sal, sobretudo no campo de Búzios, onde já está também licitando duas outras plataformas do tipo FPSOs, P-78 e P-79.

De segunda a sexta, pela manhã, assinantes da newsletter Comece seu dia recebem por e-mail um briefing produzido pela agência epbr com os principais fatos políticos, notícias e análises sobre o setores de petróleo e energia.

Veja também

Ouvidoria da CMS cobra resposta sobre licença para obra em Ondina

A ouvidora-geral da Câmara de Salvador, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), chama a atenção para uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!