segunda-feira 10 de agosto de 2020
Home / NOTÍCIAS / Por que as pesquisas sumiram?
sexta-feira 14 de fevereiro de 2020 às 06:42h

Por que as pesquisas sumiram?

NOTÍCIAS


O colunista Levi Vasconcelos explicou em sua coluna no jornal A Tarde desta sexta-feira (14) o motivo do sumiço das pesquisas eleitorais. Antes tão fartas, ficaram escassas neste início de 2020. Mas qual motivo? Ele explicou e ainda informa que a tendência é que o resto do ano seja assim, incluindo a campanha.

A questão é que a lei mudou um pouco, mas o bastante para construir um novo cenário. Antes a lei obrigava o registro da pesquisa para ser divulgada. Agora, conforme Levi isso continua, mas o registro deve ser pedido cinco dias antes da realização da consulta, ao contrário de antes, que se fazia primeiro e registrava depois.

A mudança é apontada por um advogado, especialista em direito eleitoral. Ele diz que esse pouco que a lei mudou faz toda a diferença.

Judicialização

O advogado disse que a situação de antes era cômoda. O registro pedido depois da pesquisa pronta gerava uma situação cômoda para o candidato que encomendava a pesquisa: se o resultado desse bom, registrava e divulgava. Se não, engavetava. Agora, quem engavetar fica exposto.

“Ainda há outro detalhe importante. Esse prazo de cinco dias entre o pedido de registro e a divulgação abre um largo espaço para muitas contestações judiciais, o que deverá ocorrer”, afirmou o advogado especialista.

Do ponto de vista operacional, os institutos, que em dois dias executam uma pesquisa em campo, estão adotando como tática pedir o registro e fazer a pesquisa mesmo nos dois dias finais, seja como for, é certo como o sol que nasce: também nisso a eleições de 2020 jamais será como antes.

Veja também

Manifestantes tomam as ruas de Beirute no segundo dia de protestos

Milhares de libaneses voltaram às ruas de Beirute neste domingo (9), em protestos contra o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!