sexta-feira 26 de abril de 2024
Foto: Reprodução/BBC
Home / Mundo / MUNDO / Por que dois meses após ser vacinado, presidente da Argentina contraiu Covid-19
sábado 3 de abril de 2021 às 14:47h

Por que dois meses após ser vacinado, presidente da Argentina contraiu Covid-19

MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou na madrugada deste sábado (3) que teve um teste positivo para a Covid-19. O chefe de Estado argentino fez o exame depois de ter sentido sintomas compatíveis com a doença. Ele recebeu a segunda dose da vacina Sputnik V há quase dois meses — a imunização nem sempre impede a contaminação pelo coronavírus, mas sim o agravamento da Covid-19. Por isso, segundo especialistas consultados pelo #Acesse Política afirmaram que a contaminação ocorre, mas na maioria a doença não afeta os pulmões dos vacinados

“Ao terminar este dia, depois de apresentar febre de 37,3º e uma leve dor de cabeça, fiz um exame rápido no qual testei positivo”, disse Fernández em sua conta oficial no Twitter.

Fernández trabalhou durante a tarde, na sexta-feira, na residência oficial de Olivos, na capital Argentina. À noite, quando se preparava para jantar, apresentou os sintomas leves.

O presidente argentino tomou as duas doses da vacina Sputnik V, do laboratório russo Gamaleya. A primeira injeção foi aplicada no dia 21 de janeiro, no hospital Posadas, em Buenos Aires, e a segunda em 11 de fevereiro, de acordo com fontes ligadas à Presidência.

No caso da Sputnik V, estudos a partir da fase 3 de testes clínicos mostraram eficácia 91,6% na prevenção da Covid-19, como indica um artigo revisado por pares publicado na revista científica Lancet em fevereiro. Para casos graves, a proteção constatada foi de 100%. O estudo indica que a vacina não dá a garantia completa de que uma pessoa não vá contrair a doença. No entanto, os imunizantes impedem, de modo efetivo, que o quadro de saúde evolua para uma situação mais grave.

Veja também

Fávaro: pleito é de suplementação orçamentária do seguro rural ainda para 2024

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que é desejo da pasta a suplementação do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas