sexta-feira 26 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Prefeita de Cachoeira será homenageada pela Câmara de Salvador com o Prêmio Maria Felipa
terça-feira 6 de julho de 2021 às 17:04h

Prefeita de Cachoeira será homenageada pela Câmara de Salvador com o Prêmio Maria Felipa

NOTÍCIAS


A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos), será uma das mulheres negras homenageadas na Câmara Municipal de Salvador com o Prêmio Maria Felipa. O evento será conduzido pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos) e acontecerá no próximo dia 25, virtualmente. A vereadora é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação do Legislativo Municipal de Salvador. O prêmio reconhece a atuação de mulheres negras que se destacam em suas áreas de atuação.

“É uma grande honra. Gostaria de agradecer à Câmara Municipal de Salvador e à vereadora Ireuda Silva por esta deferência. A mulher negra sempre teve que ultrapassar barreiras, mas tem tido uma atuação importante em diversos setores da sociedade”, afirmou Eliana Gonzaga. Ela é a primeira mulher e negra a ser eleita prefeita em Cachoeira.

Eis as premiadas: a advogada Dandara Pinho; a inspetora da Guarda Civil Municipal Jussimara Viana; a vereadora Cris Correia (PSDB); a dermatologista Hadassa Barros; a administradora e ativista Itaijara Souza; a cantora Lizandra Gonçalves, a comandante da Ronda Maria da Penha da PM, Major Tereza; a pesquisadora Bárbara Carine Soares Pinheiro; a empresária Nay Megas, a titular da SPMJ, Fernanda Lordelo; a psicóloga Jeane Tavares; a dançarina Sara Verônica; a empresária Flávia Santana; a psicóloga Mafoane Odara e as jornalistas Hamali Pestana (editora da Revista Raça), Tairine Ceuta, Lorena Alves, Luana Souza, Georgina Maynart e Yasmin Santos.

Heroína da Independência

Maria Felipa foi uma das heroínas da Independência da Bahia. No ano de 1823, ela foi a líder de um grupo de 200 pessoas nas batalhas contra as tropas portuguesas, na Ilha de Itaparica. O grupo era formado por mulheres negras, índios tupinambás e tapuias. De acordo com historiadores, eles teriam sido responsáveis pela queima de pelo menos 40 embarcações dos portugueses.

Veja também

Ciro Gomes diz que “PT virou uma organização criminosa” com acordos com facções

Na última quarta-feira (24), durante uma entrevista ao jornal Jangadeiro, o ex-candidato à presidência Ciro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas