quarta-feira 14 de abril de 2021
Foto: Divulgação / PMC
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura de Candeias participa de reunião com a diretoria da Embasa
terça-feira 16 de fevereiro de 2021 às 15:34h

Prefeitura de Candeias participa de reunião com a diretoria da Embasa

NOTÍCIAS, RMS


O secretário de Meio Ambiente do município de Candeias, Carlos Ibiapina Jr. representando o prefeito Dr. Pitágoras (PP), participou nesta última segunda-feira (15), de uma reunião com a superintendência da Embasa, na sede da Boca do Rio em Salvador.

O tema abordado foi o processo de tratamento de descartes de efluentes realizado pela ETA – (Estação de Tratamento de Água), em Menino Jesus, que é lançado nas margens do Rio Joanes II, que se trata de uma APA (Área de Proteção Ambiental). Esses dejetos, ao longo de anos, vêm causando assoreamento do canal de desemboque e, consequentemente, alagamento em algumas residências.

A Prefeitura, por sua vez, realizou diversas intervenções e drenagens no local, entretanto com o assoreamento ocasionado pela empresa, a área que deveria correr o fluxo do rio, foi fechada através do grande volume de descargas de efluentes líquidos fora dos padrões de emissão, além da falta de saneamento básico na região.

Outro ponto discutido no encontro, foi sobre a cratera localizada no Distrito de Menino Jesus, onde a Estação de Tratamento teve relevante contribuição ocasionado erosão acelerada, causada principalmente pela concentração das águas pluviais, que descem da estação de tratamento, sendo canalizada para área.

Segundo o superintendente Regional, César Requião, e a Gerente da Unidade Regional, Jucilene Vieira, será agendada ainda nesta semana uma visita técnica nos locais, para que sejam realizadas intervenções.

Os representantes informaram, que está sendo elaborado um plano de saneamento e esgotamento sanitário para o distrito e será realizado um estudo dos locais em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, visando solucionar o problema.

Também estiveram presentes na reunião, o Deputado Estadual Isidório Filho (Avante) e o Vereador do município Kal de Bené (Avante), que foram de suma importância para a realização deste encontro.

Veja também

Brasileiro perdeu quase 2 anos de expectativa de vida na pandemia, e 2021 deve ser pior, diz demógrafa de Harvard

O brasileiro perdeu quase dois anos de expectativa de vida em 2020 por causa da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!