segunda-feira 10 de agosto de 2020
Foto: Jacqueline Santos / Ascom Constesf
Home / POLÍTICA / NORTE DA BAHIA / Prefeitura de Casa Nova e Constesf entregam primeiro certificado do SIM no município
quinta-feira 13 de fevereiro de 2020 às 11:44h

Prefeitura de Casa Nova e Constesf entregam primeiro certificado do SIM no município

NORTE DA BAHIA, NOTÍCIAS


O município de Casa Nova deu um passo em direção ao fortalecimento da agricultura familiar no último mês de janeiro. Através do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e em parceria com a Prefeitura, Casa Nova teve a primeira agroindústria a receber o certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

O certificado foi entregue pela equipe do Constesf e pelo prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, à Casa de Queijo de Coalho da Nia, no Sítio Terra Seca. A queijaria é comandada por Regiane Reis, que comemora o recebimento do selo em seus produtos. “Com esse selo a gente vai poder alavancar as vendas, vendendo para supermercados e escolas. Antes a gente não podia porque não tinha autorização. A gente fez várias modificações na empresa para se adaptar às normas. O consórcio foi tudo, nos ajudando a entender como é feita uma boa produção. Agora esperamos aumentar a renda da família”, comemorou a produtora.

De acordo com o veterinário do Constesf responsável pela implantação do SIM, Whashington Nóbrega, a entrega do certificado é resultado de um trabalho em equipe. “Ficamos muito satisfeitos, pois logo que chegamos vimos o potencial da Casa de Queijo. Regiane recebeu as orientações para as adequações com muito entusiasmo. Nós fizemos cinco visitas para orientações e, junto com a equipe da prefeitura, nos empenhamos em melhorar a produção. Parabéns ao Prefeito que apoiou a implantação do SIM e parabéns a Regiane que entendeu a importância de valorizar seu produto e garantir segurança aos consumidores”, afirmou.

Na ocasião, Wilker falou da possibilidade de incluir produtos com selo do SIM na merenda escolar. “Estar aqui é uma satisfação pois sei o quão importante é desenvolver um trabalho que faz diferença para a população de produtores. Estamos incentivando a agriculta familiar com esse projeto, nossa meta é ampliar junto a associações de produtores rurais, inclusive com a intenção de incorporar esses produtos na merenda escolar”, disse o Prefeito.

O ato também contou com a presença do Deputado Estadual Tum, a equipe da secretaria de agricultura municipal, representantes da CAR, Embrapa, lideranças e produtores locais.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi implantado no município através do Constesf, por meio de convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O SIM controla a qualidade dos produtos de origem animal e emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica e que também possuem qualidade e higiene em seus processos de produção.

Veja também

Manifestantes tomam as ruas de Beirute no segundo dia de protestos

Milhares de libaneses voltaram às ruas de Beirute neste domingo (9), em protestos contra o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!