segunda-feira 17 de fevereiro de 2020
Foto: Jacqueline Santos / Ascom Constesf
Home / POLÍTICA / NORTE DA BAHIA / Prefeitura de Casa Nova e Constesf entregam primeiro certificado do SIM no município
quinta-feira 13 de fevereiro de 2020 às 11:44h

Prefeitura de Casa Nova e Constesf entregam primeiro certificado do SIM no município

NORTE DA BAHIA, NOTÍCIAS


O município de Casa Nova deu um passo em direção ao fortalecimento da agricultura familiar no último mês de janeiro. Através do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e em parceria com a Prefeitura, Casa Nova teve a primeira agroindústria a receber o certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

O certificado foi entregue pela equipe do Constesf e pelo prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, à Casa de Queijo de Coalho da Nia, no Sítio Terra Seca. A queijaria é comandada por Regiane Reis, que comemora o recebimento do selo em seus produtos. “Com esse selo a gente vai poder alavancar as vendas, vendendo para supermercados e escolas. Antes a gente não podia porque não tinha autorização. A gente fez várias modificações na empresa para se adaptar às normas. O consórcio foi tudo, nos ajudando a entender como é feita uma boa produção. Agora esperamos aumentar a renda da família”, comemorou a produtora.

De acordo com o veterinário do Constesf responsável pela implantação do SIM, Whashington Nóbrega, a entrega do certificado é resultado de um trabalho em equipe. “Ficamos muito satisfeitos, pois logo que chegamos vimos o potencial da Casa de Queijo. Regiane recebeu as orientações para as adequações com muito entusiasmo. Nós fizemos cinco visitas para orientações e, junto com a equipe da prefeitura, nos empenhamos em melhorar a produção. Parabéns ao Prefeito que apoiou a implantação do SIM e parabéns a Regiane que entendeu a importância de valorizar seu produto e garantir segurança aos consumidores”, afirmou.

Na ocasião, Wilker falou da possibilidade de incluir produtos com selo do SIM na merenda escolar. “Estar aqui é uma satisfação pois sei o quão importante é desenvolver um trabalho que faz diferença para a população de produtores. Estamos incentivando a agriculta familiar com esse projeto, nossa meta é ampliar junto a associações de produtores rurais, inclusive com a intenção de incorporar esses produtos na merenda escolar”, disse o Prefeito.

O ato também contou com a presença do Deputado Estadual Tum, a equipe da secretaria de agricultura municipal, representantes da CAR, Embrapa, lideranças e produtores locais.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi implantado no município através do Constesf, por meio de convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O SIM controla a qualidade dos produtos de origem animal e emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica e que também possuem qualidade e higiene em seus processos de produção.

Veja também

Câmara lançará observatório dos direitos humanos em parceria com a ONU

A Câmara dos Deputados, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!