domingo 7 de março de 2021
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura entrega certificação aos primeiros concluintes do programa Recomeçar Sempre
segunda-feira 8 de fevereiro de 2021 às 14:21h

Prefeitura entrega certificação aos primeiros concluintes do programa Recomeçar Sempre

NOTÍCIAS


O sentimento de vitória e expectativa positiva para o futuro marcou os 73 alunos das primeiras turmas dos cursos de qualificação profissional do Recomeçar Sempre. A entrega do certificado aos concluintes do programa ocorreu na sexta-feira (5), na Casa do Comércio. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A capacitação qualificou os assistidos nas áreas de preparo de salgados comerciais, cozinha básica, pizza, bombons e trufas, e preparo de bolos tradicionais. Animado, Islan Maurício, de 31 anos, contou que a conclusão da capacitação em bombons e trufas representa uma vitória em sua vida.

“Cada dia era uma aventura e um aprendizado diferente. Isso me estimulou muito a seguir em frente, a partir deste aprendizado adaptei o meu conhecimento e comecei a produzir geladinho gourmet para vender. Esse curso me deu a oportunidade de crescer, possibilitou novas alternativas, me incentivou a não desistir e continuar lutando pelos meus objetivos”, afirmou.

Para Priscila Bianca, de 28 anos, esta é uma oportunidade para que as pessoas possam entrar no mercado de trabalho de forma diferente. “Fiz o curso de bolos tradicionais e já estou com muitos planos para começar a empreender. Essa oportunidade me agregou muitos aprendizados e técnicas, que vou poder utilizar futuramente para montar o meu próprio negócio. Eu espero que o ciclo de cursos possa formar ainda mais pessoas, para que todos possam entrar no mercado de trabalho”, contou.

Emocionada e cheia de entusiasmo, Lívia Lopes, de 39 anos, declarou que o curso possibilitou um leque de oportunidades na sua vida familiar. “A oportunidade foi excepcional para mim, porque eu estou desempregada e concluir essa capacitação me deu bastante incentivo. Fiz o curso de preparo de pizza e me apaixonei pela experiência. Já penso em fazer kits de pizzas para começar a vender. Estou muito feliz e cheia de sonhos para conquistar”, disse.

Propósito

O Recomeçar Sempre busca auxiliar a população em situação de vulnerabilidade a encontrar meios de realizar a retomada econômica e superar os impactos econômicos e sociais sofridos em função da pandemia do coronavírus. Os beneficiados pelo programa são pessoas acompanhadas pelos serviços socioassistenciais da Prefeitura (Cras, Creas, Centros POP e UAIs), cidadãos que estão em situação de rua, beneficiários do Aluguel Social, indivíduos e famílias usuários dos serviços de fornecimento de refeição (Restaurantes Populares), além de desempregados.

“A formação da primeira turma representa muito para nós e, com certeza, é a primeira de muitas que virão. O aprendizado possibilitou novos conceitos para os alunos, como o empreendedorismo e qualificações técnicas, para que possam entrar no mercado de trabalho”, explicou o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Kiki Bispo.

De acordo com a gerente de Mercado e Relacionamento do Senac, Leila Dantas, a escolha das capacitações foi pensada para que as pessoas tivessem a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho e empreender. Além disso, a parceria entre a Prefeitura e o Senac já estuda a ampliação dos cursos para as ilhas de Salvador, como Bom Jesus dos Passos e de Maré.

Novo cronograma

Com oito tipos de qualificações profissionais, o segundo ciclo do Recomeçar Sempre foi iniciado na semana passada, com o curso básico de corte e costura e aplicativos básicos de informática. Nesta segunda-feira (8), começam as capacitações na área de cabeleireiro assistente, manicure e pedicure, na unidade do Senac – Aquidabã.

Já no Complexo Social de Pau da Lima, as aulas começam nesta terça-feira (9) para produção de salgados comerciais; na quarta-feira (10), para preparação de abará e acarajé; e no próximo dia 23, para alunos de fabricação de pizza e do curso de bombons e trufas.

Veja também

Saúde mental é foco de projeto da vereadora Roberta Caires

A vereadora Roberta Caires (Patriota) protocolou na Câmara Municipal de Salvador, nesta última semana, um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!