terça-feira 13 de abril de 2021
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Home / NOTÍCIAS / Primeira-dama de Goiás visita Salvador para conhecer programa ‘Morar Melhor’ da Prefeitura
terça-feira 12 de janeiro de 2021 às 15:31h

Primeira-dama de Goiás visita Salvador para conhecer programa ‘Morar Melhor’ da Prefeitura

NOTÍCIAS


A primeira-dama de Goiás e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais do Governo goiano, Gracinha Caiado, fez uma visita hoje a Salvador para conhecer de perto o programa habitacional Morar Melhor. Gracinha foi recebida no gabinete do Palácio Thomé de Souza pela vice-prefeita e secretária de Governo, Ana Paula Matos, e pelo titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.

Durante a reunião de apresentação do Morar Melhor, feita pela diretora de habitação e gerente do programa, Cláudia Cavalcanti, houve uma troca de experiências entre as ações executadas em Salvador e as de Goiás. Gracinha Caiado obteve informações detalhadas sobre o Morar Melhor e pôde elucidar dúvidas. O objetivo, a partir da visita, é levar a experiência exitosa da capital baiana para o estado vizinho. A primeira-dama também contou um pouco sobre alguns trabalhos sociais que vêm sendo desenvolvidos por ela em Goiás.

Para Gracinha, a manhã foi de aprendizado. “O governador Ronaldo Caiado já estava querendo implantar esse programa de reforma de casas, porque lá nós temos um programa, mas é de construção de casas. E realmente eu pude notar que há todo um conjunto de assistência social envolvido no Morar Melhor, aqui em Salvador. As pessoas que vivem em vulnerabilidade social precisam de muito mais do que a reforma da residência. E é isso que vocês estão fazendo e que nós viemos aprender. Esperamos implantar o programa lá o mais breve possível, se tudo der certo, ainda no início deste ano”.

Ana Paula definiu o encontro como excelente. “Fizemos uma troca de experiências, uma cooperação técnica informal. Ao mesmo tempo em que apresentamos o programa Morar Melhor e falamos também sobre o Vida Nova, Bairro Novo, nós aprendemos também algumas técnicas de Goiás. Isso faz com que a gente perceba que, quando o poder público está bem-intencionado, está vocacionado a mudar a vida das pessoas, os resultados aparecem. Não importa se é aqui em Salvador, em Goiás, a gente vai buscar as experiências para que as pessoas sejam beneficiadas”, afirmou a vice-prefeita.

Titular da Seinfra, Luiz Carlos ressaltou a importância em apresentar um programa que já é um sucesso e que já foi implantado em diversos estados e municípios do país, que é o Morar Melhor. “Encontros como esses acabam criando uma interação e uma troca, às vezes até em relação a outros programas. Então, sempre são importantes essas reuniões, pois cria um intercâmbio com outros municípios e estados. Programas que deram certo aqui e também algum desafio que existe lá e que se encontram nesses debates”.

Ao final da reunião, a primeira-dama presenteou Ana Paula Matos, Luiz Carlos e a gerente do Morar Melhor com um artesanato feito pela Organização das Voluntárias de Goiás da qual ela é presidente de honra. O artesanato feito em tecido representa uma flor do cerrado.

Balanço

Premiado no 64º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em 2017, o Morar Melhor já reformou 31.036 casas em 128 localidades e 90 bairros. Atualmente, o programa conta com 10.003 casas cadastradas para a terceira etapa em mais 77 localidades e 53 bairros.

Entre os imóveis já reformados e os que estão cadastrados, são 40 mil residências beneficiadas pelo programa em 205 localidades. A meta para os próximos quatro anos de gestão de Bruno Reis é reformar mais 50 mil casas.

Além de promover reformas nas residências, o programa tem mudado a vida das pessoas dando mais dignidade e melhorando muito a situação de salubridade das moradias. As melhorias nas casas são indicadas pelos próprios moradores e podem incluir reboco e pintura, recuperação ou troca de telhado, troca de esquadrias (portas e janelas) e instalações sanitárias.

Para essa nova etapa, o valor investido para a reforma de cada imóvel foi ampliado de R$ 5 mil para até R$ 7 mil. As casas são selecionadas através de critérios como renda per capita, precariedade dos bairros, com base nos dados do IBGE, e presença de mulher chefe de família nos lares.

Ações goianas

Baiana da cidade de Feira de Santana, Gracinha é casada com o governador Ronaldo Caiado há 31 anos. Além de coordenadora do gabinete de Políticas Sociais, ela é presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás. Por meio do Gabinete de Políticas Sociais, ela tem feito um levantamento das carências e dificuldades dos municípios mais pobres de Goiás.

Durante a pandemia, o Gabinete de Políticas Sociais de Goiás viabilizou a distribuição de cestas básicas para comunidades quilombolas, famílias de assentamentos rurais e prefeituras de diversos municípios. Além disso, o gabinete levou ajuda emergencial para famílias atingidas pelo incêndio na região da Chapada dos Veadeiros, em outubro.

Veja também

Justiça nomeia quatro administradores judiciais para Samarco

O juiz Adilon Resende, da 2ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, deferiu nesta segunda-feira (12) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!