quinta-feira 25 de abril de 2024
Foto: Geraldo Magela / Agência Senado
Home / POLÍTICA / PT divulga nota de apoio e solidariedade à Sérgio Gabrielli
quinta-feira 26 de dezembro de 2019 às 09:50h

PT divulga nota de apoio e solidariedade à Sérgio Gabrielli

POLÍTICA


A executiva Municipal do Partido do PT, divulgou nota em apoio ao ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli, que teve, que teve a aposentadoria que recebia como professor da Universidade Federal da Bahia, cassada pela Controladoria Geral da União.

A CGU informou que o ex-presidente da Petrobras foi alvo de um processo administrativo disciplinar, aberto em 2015, e penalizado com base na lei que trata do regime jurídico dos servidores públicos federais.Ele foi enquadrado nos itens que tratam de prática de improbidade administrativa e de lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional. O texto não informa, porém, quando e onde essas infrações foram praticadas por ele.

Gabrielli era alvo de um processo administrativo na CGU aberto após uma auditoria do órgão apontar prejuízo de US$ 659,4 milhões na compra, pela Petrobras, da refinaria de Pasadena, nos EUA, em 2006. Na época, Gabrielli era o presidente da estatal.

Não é possível afirmar que a cassação da aposentadoria ocorreu dentro desse processo administrativo.

Leia a nota:

A executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores – PT de Salvador vem, por meio desta nota, prestar toda sua solidariedade e apoio incondicional ao companheiro José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobrás, que teve a sua aposentadoria – fruto unicamente de 36 anos dedicados ao magistério na Universidade Federal da Bahia –, cassada pelo governo autoritário de Jair Bolsonaro. Essa é mais uma de várias ações coordenadas de perseguição deste desgoverno aos lutadores e defensores dos direitos do povo brasileiro e da soberania nacional.

A grave cassação persecutória, sem embasamento legal, da aposentadoria de um servidor público prenuncia a estratégia de se tentar naturalizar este tipo de prática. Gabrielli presidiu a Petrobrás entre os anos de 2005 a 2012, nos governos de Lula e Dilma, com maestria e compromisso com a maior estatal de nosso país. Foi responsável por um período exitoso em que a Petrobrás cresceu, avançou e lucrou. Neste período descobrimos o pré-sal e a Petrobrás deu um salto gigantesco para o futuro, sem perder a responsabilidade social e prioridade com a educação, saúde e desenvolvimento do Brasil. Diferente do tempo que vivemos hoje, nestes governos o povo brasileiro sentia orgulho de nosso país, com distribuição de renda e economia aquecida.

O que está em curso é a contínua utilização das instituições da República para perseguir adversários, dificultando-lhes a vida, o sustento, atentando contra a própria dignidade humana. Exortamos o conjunto das instituições que devem zelar por uma sociedade democrática a repudiarem tal perseguição. Aceitar a cassação do direito de um servidor público, que em seu currículo só tem linhas de bons serviços prestados, é abrir o caminho para que outras e outros, que por apenas terem servido ao Brasil e não comungarem com o vil entreguismo de lesa pátria que hora governa o país, sejam também duramente perseguidos.

Executiva Municipal do PT-Salvador

Veja também

Haddad se encontra com senadores para tentar barrar PEC do Quinquênio

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se encontrou com 18 senadores na noite desta última …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas