sábado 18 de janeiro de 2020
Fotos: Max Haack / Secom
Home / DESTAQUE / Região de Pau da Lima terá nova via no segundo semestre de 2020
terça-feira 10 de dezembro de 2019 às 12:36h

Região de Pau da Lima terá nova via no segundo semestre de 2020

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Uma das mais populosas de Salvador, a região de Pau da Lima, que engloba bairros como São Marcos, Jardim Cajazeiras e Vila Canária, vai ganhar uma nova via a ser construída pela Prefeitura que pretende melhorar a mobilidade de quem reside, trabalha ou trafega pela localidade, além de homenagear uma importante personalidade baiana e mundial. A ordem de serviço para início imediato das obras da Avenida João Gilberto, cantor e compositor que foi o idealizador da Bossa Nova, foi assinada pelo prefeito ACM Neto nesta terça-feira (10), em cerimônia realizada na rotatória da Avenida Gal Costa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais gestores e autoridades, lideranças comunitárias e imprensa, o prefeito afirmou que a iniciativa já vinha sendo estudada pela gestão municipal há algum tempo, com o intuito de resolver os constantes congestionamentos que ocorrem em Pau da Lima e adjacências. “Esta ação vai atender um problema sério que existe em uma região que possui muito trânsito e retenção, pois as vias são muito estreitas, não têm a largura necessária, por exemplo, para uma duplicação, então é preciso criar novos acessos. Essa ligação entre Pau da Lima e a Avenida Gal Costa vai facilitar muito a integração regional e melhorar a condição de mobilidade, trazendo mais qualidade de vida aos moradores”, destacou ACM Neto.

Obras

A intenção é facilitar o acesso entre a Avenida Gal Costa e o bairro de Pau da Lima, além de solucionar os constantes engarrafamentos da região. Serão construídas duas pistas com duas faixas de circulação nos dois sentidos, praças de retorno e, na interseção com a Avenida Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto), uma rotatória que vai eliminar a necessidade de sinaleira. Toda a pavimentação será implantada de forma a suportar o intenso tráfego local, e a via terá ainda elementos como drenagem, acessibilidade e iluminação em LED.

O projeto adotou o menor nível de impacto possível para desenvolvimento da avenida. Serão investidos cerca de R$ 9,1 milhões de recursos próprios para a construção da via de 2,8 km de extensão e área de aproximadamente 92 m². A empresa construtora é a Barra S Construção Projetos e Serviços e o prazo de duração da obra é de nove meses.

Demais investimentos

Além da nova Avenida João Gilberto, a Prefeitura também realiza importantes obras de mobilidade em outros pontos da cidade. Uma delas é a requalificação da Avenida Aliomar Baleeiro, também conhecida como Estrada Velha do Aeroporto, que liga o trecho entre Pirajá e São Cristóvão. Com investimento próprio de R$30,5 milhões, esta será a maior intervenção viária executada pela gestão no quesito extensão, com 16,6km, e engloba melhorias como alargamento de pista, requalificação asfáltica, drenagem, implantação de passeios, ciclovia e iluminação em LED.

Também está sendo feita a requalificação da Avenida Dendezeiros, na Cidade Baixa, para a implantação do Caminho da Fé, que vai ligar a Basílica Santa Dulce dos Pobres até a Colina Sagrada. As obras de implantação do BRT já possibilitam a instalação de viadutos, já em estágio avançado para conclusão, que vão ajudar a desafogar o trânsito nas avenidas Juracy Magalhães e ACM.

Estão em andamento, ainda, as intervenções na Rua do Curuzu, na Liberdade, outra localidade altamente populosa e de trânsito intenso. Este ano, duas importantes vias foram entregues e já proporcionam mais fluidez no tráfego do final da Avenida Luiz Viana (Paralela), nas proximidades do Aeroporto: as avenidas Mãe Stella de Oxóssi, em Stella Maris, e São Cristóvão, no bairro homônimo.

Veja também

Deputado do PT aciona justiça contra Alvim por crime de apologia ao nazismo

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) anunciou nesta última sexta-feira (17) que vai apresentar ao …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!