segunda-feira 19 de outubro de 2020
Foto: Reprodução/Flick
Home / DESTAQUE / Salvador é a cidade mais rica do nordeste e 9º do Brasil
sábado 14 de dezembro de 2019 às 17:57h

Salvador é a cidade mais rica do nordeste e 9º do Brasil

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Salvador é a maior economia do nordeste e aparece em 9º lugar no ranking das cidades com o maior Produto Interno Bruto (PIB). Com um total de R$ 63 bilhões, o estudo foi feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou na última sexta-feira (13), o estudo sobre o PIB dos municípios do país de 2017.

Ao apresentar os dados, os números revelam que a capital baiana tem avançado em posições no ranking nacional ao longo dos anos. Em 2011, Salvador ocupava a 12ª posição do PIB. Já em 2013, no primeiro ano da atual gestão do prefeito ACM Neto, subiu uma posição passando para a 11ª e em 2017, alcança a 9ª posição nacional. Hoje, o município figura entre as 10 maiores concentrações urbanas brasileiras que compõem cerca de 43% do PIB nacional.

O setor que mais contribui para o PIB de Salvador é o de serviços, que representa nada menos do que 62% do total e ocupa a 8ª posição nacional do ranking do setor, que gerou R$ 38.945.975 bilhões na cidade, caracterizado pela oferta dos serviços de turismo, atividades financeiras e de comércio. Em seguida, a indústria, responde por 12% e ocupa a 7ª posição nacional do ranking do segmento.

O secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara atribui os resultados à política econômica e de desenvolvimento implantada na gestão do Prefeito ACM Neto. “O fato é que desde 2013, e notadamente após o lançamento do Programa Salvador 360, a cidade tem se transformado profundamente. Os aportes de investimentos públicos realizados pela Prefeitura de Salvador têm contribuído para reativar a economia e animar o setor privado. Portanto, há razões sólidas para acreditar na continuidade e na sustentabilidade do avanço da economia soteropolitana”, afirmou Guanabara.

Veja também

Isidório quer proibir o confisco de mercadorias legais ofertadas por camelô e ambulante

Um Projeto de Lei quer proibir o confisco de mercadorias legais ofertadas por camelôs ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!