segunda-feira 8 de março de 2021
Foto: Paulo Azevedo/Codesal
Home / NOTÍCIAS / Salvador registra janeiro mais chuvoso dos últimos 17 anos
sexta-feira 29 de janeiro de 2021 às 12:27h

Salvador registra janeiro mais chuvoso dos últimos 17 anos

NOTÍCIAS


Este tem sido o mês de janeiro mais chuvoso dos últimos 17 anos na capital baiana. O dado, apresentado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), mostra que, até a quinta-feira (28), já choveu 189,2 mm na cidade. O último janeiro que superou este índice foi o de 2004, que registrou, na ocasião, 319,4 mm.

Apesar de a chuva ter sido frequente, não houve um impacto negativo intenso no fluxo da cidade. O titular da Codesal, Sosthenes Macedo, atribuiu este quesito ao trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos de prevenção aos danos ocasionados pelas chuvas.

“A resposta de prevenção às chuvas tem funcionado. Isso ajuda a mostrar que os caminhos que percorremos até aqui para não termos problemas têm sido assertivos. O Nupdec (Núcleo de Proteção e Defesa Civil), o sistema de alerta e alarme e pluviômetros, por exemplo, têm dado um resultado muito bacana, de modo que a resposta tem aparecido no dia a dia da cidade. A chuva chega e muitas vezes nem percebemos”, detalhou o gestor.

A expectativa da Codesal é que no fim de semana, quando o mês de janeiro chega ao fim, a chuva não apareça de modo intenso. No sábado (30), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chances de até 70% de chuvas fracas e isoladas, podendo ocorrer a qualquer hora do dia. Já no domingo (31), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chances de até 80% de chuvas fracas, a qualquer hora do dia.

Para atender a população, a Codesal mantém plantão 24 horas, todos os dias da semana. Em caso de emergência, o cidadão deve entrar em contato através do telefone 199, no qual a ligação é gratuita.

Educação e prevenção

Um dos projetos desenvolvidos pela Codesal em parceria com as comunidades e que tem colaborado para reduzir os danos nos período de chuvas intensas é o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil Mirim (Nupdec Mirim). Ontem (28), a Codesal certificou mais 15 crianças que cursaram a capacitação na comunidade Mamede, situada no Alto da Terezinha. O evento ocorreu na Escola Municipal Santa Terezinha.

O Nupdec Mirim é um projeto voltado a gerar proteção às comunidades que mais precisam nos períodos de chuva em Salvador. Todo o trabalho desenvolvido visa formar voluntários integrantes do público infanto juvenil para atuarem nas áreas de risco e na prevenção de acidentes em suas regiões. No decorrer da capacitação são utilizados recursos para ampliar a percepção das crianças para fatores de riscos presentes nas áreas de encostas e vales, contribuindo para a redução das ocorrências.

Na última semana, o órgão certificou mais 15 crianças no Arraial do Retiro. E na próxima terça-feira (2/2) uma nova turma será iniciada, desta vez na comunidade Bosque Real, em Sete de Abril.

Veja também

Colunista revela porque Wajngarten topa ser rebaixado

Muita gente se pergunta por que o ambicioso Fábio Wajngarten está topando ser rebaixado de chefe da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!