quinta-feira 15 de abril de 2021
Foto: Assessoria
Home / NOTÍCIAS / Saúde mental é foco de projeto da vereadora Roberta Caires
domingo 7 de março de 2021 às 08:09h

Saúde mental é foco de projeto da vereadora Roberta Caires

NOTÍCIAS


A vereadora Roberta Caires (Patriota) protocolou na Câmara Municipal de Salvador, nesta última semana, um projeto de lei que reconhece as academias de ginástica e crossfit da cidade como espaços adequados e essenciais à realização da atividade física nesse período de pandemia de Covid-19, seguindo o protocolo sanitário estabelecido pela Prefeitura. A medida admite ainda a atividade física como essencial, sendo acompanhada pelo profissional de Educação Física.

“A atividade física é especialmente essencial para o bem-estar mental das pessoas, muito abalado pela crise da pandemia. A discussão sobre o tema é mundial”, afirmou Roberta Caires. Conforme a vereadora,o Ministério da Saúde realizou pesquisa  que mostra que 86,5% das pessoas sofrem de transtorno de ansiedade no país, durante a pandemia, enquanto 45,5% apresentam estresse pós-traumático e 16% depressão grave.

O pleito para a iniciativa veio do Conselho Regional de Educação Física da Bahia, justificado pelo trabalho em prol da saúde que essa categoria desempenha. Segundo a vereadora, os “estabelecimentos e profissionais devem cumprir rigorosamente as normas sanitárias vigentes”, de afastamento entre equipamentos, limite de pessoas por horário, higienização regular e frequente, além da exigência do uso de máscaras e do álcool 70.

“Em espaços controlados, o risco de contaminação pode ser até menor que em outros locais em funcionamento hoje. A atividade física é, inclusive, estimulada pela Organização Mundial de Saúde”, lembrou Roberta. O projeto de lei prevê também que a autoridade competente restrinja o direito da prática das atividades, quando a decisão for fundamentada em normas sanitárias e de segurança pública.

Veja também

Brasileiro perdeu quase 2 anos de expectativa de vida na pandemia, e 2021 deve ser pior, diz demógrafa de Harvard

O brasileiro perdeu quase dois anos de expectativa de vida em 2020 por causa da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!