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quinta-feira 28 de maio de 2020 às 17:41h

Secretaria da Educação da Bahia elabora documento para professores de Educação Física

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A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em conjunto com os 27 articuladores dos Jogos Escolares da Bahia (JEB), elaborou um documento orientador das ações de ensino e aprendizagem dos professores de Educação Física, para este momento de isolamento social decorrente da pandemia do Coronavírus. As orientações são voltadas para o planejamento, a execução e o acompanhamento de ações, visando minimizar os impactos da suspensão das aulas a partir dos Planos de Estudo, que contemplam atividades pedagógicas adequadas a cada realidade escolar. O documento está disponível no endereço: http://pat.educacao.ba.gov.br/projetos-artisticos.

Coube à articulação dos Programas e Projetos Científicos, Artísticos, Esportivos e Culturais apresentar as sugestões de atividades educacionais e pedagógicas para os estudantes e professores da rede, a partir da disponibilização gratuita de plataformas e aplicativos (APP) e da oferta de cursos, games e demais conteúdos educacionais. A iniciativa tem como intenção manter as pessoas em isolamento como medida eficaz de contenção à proliferação do vírus e criar uma ambiência de estudos, envolvendo toda a família dos estudantes de todos os Territórios de Identidade.

O coordenador de Educação Física e Esporte Escolar da SEC, órgão responsável pela realização dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), José Fernandes, explica que o documento propõe um Plano de Estudo. “Este envolve a realização de exercícios domiciliares, apoiados nos conteúdos da disciplina Educação Física, e a elaboração de sala de aula virtual do Google (Google Classroom), por unidade escolar, com vistas à organização diária ou semanal, por componente curricular ou por área de conhecimento, com materiais digitais, como videoaulas, documentários, artigos, fóruns de discussão, enquetes, e-books, atividades e avaliações”.

Outra proposta, dentro do Plano de Estudos, refere-se à realização de um projeto de pesquisa interdisciplinar, abordando temas e/ou problemas de interesse da comunidade local, como por exemplo, a falta de praças esportivas para prática de exercícios físicos na busca de uma melhor qualidade de vida. Há, também, a sugestão de propor redação sobre temas na área de Educação Física e voltadas às questões de saúde enfrentadas pela população em tempos da pandemia do Coronavírus, além da produção de vídeos, documentários, jogos e outros recursos pedagógicos sobre temas relacionados à Educação Física.

Para a viabilização das atividades propostas, ressalta José Fernandes, os professores de Educação Física devem incentivar a criação de grupos de WhatsApp e a realização de Hangouts Meet ou outros recursos tecnológicos que permitem a realização de reuniões on-line, em tempo real. Ainda como recomendações, o coordenador cita o trabalho em conjunto com os líderes de classe, tornando-os ponte entre o professor e a turma, e a potencialização dos canais de comunicação virtuais já utilizados, como formas de manter as famílias e os estudantes informados sobre comunicados e orientações pedagógicas. O estímulo a visitas a espaços de museus virtuais esportivos e a realização de atividades usando ferramentas Google, como o Google Sala de Aula, também estão entre as orientações.

Os professores de Educação Física também podem incentivar a realização de competições, a exemplo de gincanas, via redes sociais, com atividades físicas (danças, artes marciais, desafios de embaixadinhas, pular corda, mímicas), que possam ser realizadas nas residências dos estudantes. Outra sugestão é fazer uso de plataformas ou sites de jogos educativos, bem como a realização de atividades interdisciplinares voltadas à preservação do meio ambiente, como preparação de uma horta ou um jardim. O educador poderá, também, montar aulas demonstrando a importância da prática da atividade física para a manutenção e melhoria da saúde e produzir videoaulas com uma série exercícios físicos para ser feita em casa.

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