quarta-feira 21 de abril de 2021
Foto: Reprodução/Bom sucesso
Home / NEGÓCIOS / Soja, celulose, algodão e equipamentos de energia eólica são principais produtos exportados pela Bahia e China maior comprador
quarta-feira 27 de janeiro de 2021 às 05:45h

Soja, celulose, algodão e equipamentos de energia eólica são principais produtos exportados pela Bahia e China maior comprador

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


Acompanhando a desaceleração da economia em escala mundial, devido aos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Bahia registrou queda nas exportações de 4% em 2020, com relação ao desempenho registrado no ano anterior conforme o jornal A Tarde.

Foram US$ 7,8 milhões a menos na movimentação financeira, segundo dados divulgados pela Gerência de Estudos Técnicos da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Os números correspondem à publicação Relatório de Acompanhamento do Comércio Exterior da Bahia (Raceb), produzida por técnicos especializados da equipe de colaboradores da Fieb.

“A queda das exportações da Bahia foi menor que a média do país, devido a concentração em produtos industrializados, como o óleo combustível”, explicou o especialista em desenvolvimento industrial da Fieb, Carlos Peres.

Principais produtos

Soja, óleo combustível, celulose em pasta, algodão, bulhão dourado, bagaços de soja, celulose para dissolução, equipamentos de energia eólica, automóveis e manteiga de cacau foram os principais produtos exportados.

A China foi o principal país de destino dos produtos fabricados no nosso estado, alcançando quase 30% do total, muito distante da segunda colocada, Cingapura, com 13%, Estados Unidos, Argentina e Suíça.

Em 2020, a Bahia ficou em 10º lugar no ranking de exportações brasileiras, com participação de 3,6%, mas se computados apenas os dados da região Nordeste, o estado foi responsável por exatamente a metade do valor exportado pela região.

Veja também

Mais de 335 quilômetros de rodovias passarão por recuperação no oeste da Bahia

Mais de 335 quilômetros de rodovias serão recuperados pelo Governo do Estado no oeste da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!