sexta-feira 26 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / TRE-BA promove painel sobre participação feminina na política
segunda-feira 2 de março de 2020 às 11:26h

TRE-BA promove painel sobre participação feminina na política

NOTÍCIAS


No mês das mulheres, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciará série de eventos do projeto Politiza Mulher, que possui como objetivo incentivar o debate em torno da participação da mulher na política e no Poder Judiciário. O primeiro painel ocorrerá nesta sexta-feira (6), com início às 10h, na sala de sessões do órgão.

TRE-BA arte - evento Politiza Mulher

O bate-papo terá participação da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Regina Helena Ramos Reis; da deputada estadual e presidente da Comissão de Direitos da Mulher, Olívia Santana (PCdoB); da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos (Republicanos) e mediação da jornalista Carla Bittencourt.

Na ocasião, a desembargadora Regina Helena Ramos Reis será agraciada com a Comenda da Cidadania Desembargador Jatahy Fonseca, pela sua destacada atuação no Ministério Público e no Judiciário. A cerimônia será presidida pela desembargadora Carmem Lúcia Pinheiro.

Entenda

Celebrado no dia 8 de março, o Dia Internacional Da Mulher é uma data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. O dia simboliza a luta das mulheres em busca de condições equiparadas as dos homens.

No contexto do Poder Judiciário, segundo apuração da Folha de S. Paulo feita a partir de dados disponibilizados nos sites dos Tribunais de Justiça, as mulheres são cerca de 20% do total de desembargadores no país, tendo um resultado mais equilibrado somente nos estados do Pará (57%) e da Bahia (48%).

Já na política, por conta da baixa participação feminina no Congresso, algumas medidas foram tomadas no que se refere à legislação eleitoral brasileira, como a Lei 12.034 de 2009, que determina que, do número de vagas resultante das regras previstas, cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo.

Veja também

Conab: 1º levantamento da safra 2024/25 de cana prevê 685,86 milhões de toneladas

A safra brasileira de cana-de-açúcar 2024/25 (iniciada oficialmente neste mês) deve alcançar 685,86 milhões de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas