quarta-feira 4 de agosto de 2021
Imagem: Tecnomundo
Home / CURIOSIDADES / WhatsApp Pay começa a funcionar no Brasil
terça-feira 4 de maio de 2021 às 17:32h

WhatsApp Pay começa a funcionar no Brasil

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


Depois de aprovação do Banco Central e fase de testes, Facebook prepara lançamento do WhatsApp Pay no Brasil com bandeiras Visa e Mastercard

Os pagamentos no aplicativo de mensagens WhatsApp devem começar a ser disponibilizados no Brasil ainda nesta terça-feira (4) em parceria com empresas como Visa, Mastercard e Cielo. Segundo divulgou o site NeoFeed, o WhatsApp Pay será lançado em fases e contemplar, neste primeiro momento, apenas de 1% a 2% dos 120 milhões de usuários brasileiros.

O Facebook, empresa que controla o WhatsApp, recebeu autorização para operar pagamentos no app pelo Banco Central no final de março — o sistema, entretanto, já funciona em países como a Índia. Questionada, a assessoria de imprensa da big tech não confirmou — nem negou — o lançamento da nova ferramenta nesta terça.

Segundo o Cointelegraph Brasil, desde a aprovação do BC, o lançamento do WhatsApp Pay já foi adiado duas vezes, a fim de garantir mais tempo de testes e experiência de usuários, transferência de estornos, entre outros, que já teriam sido resolvidos pelas equipes responsáveis.

A ferramenta terá os pagamentos realizados através das bandeiras Mastercard e Visa, com processamento feito pela Cielo.

Os usuários em São Paulo devem ser os primeiros a testar o WhatsApp Pay, que tem planos para iniciar a segunda fase do lançamento a partir de junho, com expansão para mais duas regiões do país, e lançamento completo em julho, em todo o Brasil. A expansão, porém, vai depender do desempenho do WhatsApp Pay nas fases anteriores.

O lançamento promete gerar grande impacto sobre o mercado de pagamentos, aumentando o número de transações digitais, diminuindo a circulação de dinheiro e marcando a entrada das big techs no mercado financeiro brasileiro. Parte do mercado, entre eles os grandes bancos, teme abuso de poder financeiro, já que o Facebook é uma das maiores empresas do mundo.

Apesar das preocupações, grandes bancos do país como Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa devem adotar a nova ferramenta, já que têm atuado para ampliar a inovação e diminuir o impacto do setor digital sobre as instituições financeiras mais tradicionais.

Outro temor do mercado com o lançamento do WhatsApp Pay é quanto à segurança das informações, um “calcanhar-de-aquiles” antigo do Facebook. O WhatsApp vai reunir informações sensíveis como CPF, conta bancária, número de celular e informações de redes sociais e localização dos usuários, e agora resta saber como esses dados serão usados no futuro breve.

Segundo especialistas do mercado financeiro, o WhatsApp Pay também vai ter como concorrente o sistema de transações do Banco Central, o Pix, lançado em novembro de 2020 e que já foi adotado por 70% da população bancarizada no país. Por outro lado, vai dar mais espaço para as bandeiras de cartões de pagamentos, que foram impactadas pelo sistema de pagamentos instantâneos.

Veja também

Secretário de Doria prestigia posse de Ciro Nogueira

Secretário de Transportes do estado de São Paulo, Alexandre Baldy prestigia, na tarde desta quarta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!